segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Salmo 49




SALMO 49 (48) 

A vida é dom, e não mercadoria

Do mestre de canto. Dos filhos de Coré. Salmo.

2    Escutem isto, povos todos; prestem atenção, habitantes do mundo,

3    plebeus e nobres, ricos e pobres:

4    Minha boca falará com sabedoria, e minhas reflexões serão inteligentes.

5    Vou abrir meu ouvido a um provérbio, ao som da lira proporei o meu enigma.

6    Por que vou temer os dias maus, quando os maus me cercam e espreitam,

7    eles que confiam na sua fortuna e se gloriam da sua riqueza imensa?

8    O homem não pode comprar seu próprio resgate, nem pagar a Deus o preço de si mesmo.

9    É tão caro o resgate da vida, que nunca bastará

10   para ele viver perpetuamente, sem nunca ver a cova.

11   Vejam: os sábios morrem, perecem junto com o imbecil e o insensato, deixando sua fortuna para outros.

12   O túmulo é sua morada perpétua e sua casa, de geração em geração, embora tenham dado o seu nome às terras!

13   O homem não permanece com seu esplendor, é como animal que perece.

14   Esse é o caminho dos que confiam em si, o destino dos homens satisfeitos.

15   São como rebanho destinado ao túmulo: a morte é o seu pastor, vão direto para a sepultura;

     sua figura se desvanece, e o túmulo é a sua moradia.

16   Quanto a mim, Deus resgata a minha vida, tira-me das garras da morte, e me toma consigo.

17   Você, não se preocupe quando alguém enriquece, quando o luxo da casa dele se multiplica.

18   Quando ele morrer, nada levará, e seu luxo não descerá com ele.

19   Enquanto vivia, ele mesmo se felicitava: Todos o aplaudem, pois tudo vai bem para você!

20   Ele vai juntar-se aos antepassados, que nunca mais verão a luz.

21   O homem rico sem inteligência é como animal que perece!