segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Salmo 35




SALMO 35 (34) 

Deus restaura a honra do inocente

1    De Davi.

     Javé, acusa meus acusadores, combate os que me combatem!

2    Toma a armadura e o escudo e levanta-te em meu socorro!

3    Maneja a espada e o machado contra os meus perseguidores!

     Dize à minha alma: Eu sou a tua salvação!

4    Fiquem envergonhados e arruinados os que buscam tirar-me a vida!

     Voltem-se para trás e sejam confundidos os que planejam o mal contra mim!

5    Sejam como palha frente ao vento, quando o anjo de Javé os empurrar!

6    Que o caminho deles seja escuro e deslizante, quando o anjo de Javé os perseguir!

7    Sem motivo estenderam a sua rede contra mim, e abriram para mim uma cova.

8    Caia sobre eles um desastre imprevisto! Sejam apanhados na rede que estenderam, caiam eles dentro da cova!

9    Minha alma exultará em Javé, e se alegrará com a sua salvação.

10   Todo o meu ser dirá: Javé, quem é igual a ti

     para livrar o fraco do mais forte, e o pobre e indigente do seu explorador?

11   Levantaram-se testemunhas falsas e me interrogaram sobre o que nem sei.

12   Pagaram o mal pelo bem e me deixaram desamparado.

13   Quanto a mim, quando eles estavam doentes, eu me vestia com pano de saco,

     me humilhava com jejum e por dentro repetia a minha oração.

14   Como por um amigo, um irmão, eu ia e vinha,

     cabisbaixo e triste, como de luto por minha mãe.

15   E quando eu tropecei, eles se alegraram, se reuniram contra mim, e me atacaram de surpresa.

     Dilaceravam-me sem parar,

16   cruelmente zombavam de mim, rangendo os dentes de ódio.

17   Javé, quando verás isso? Defende minha vida diante dos que rugem; defende desses leõezinhos o meu único bem.

18   Eu te agradecerei na grande assembléia, eu te louvarei entre a multidão do povo.

19   Que não se alegrem à minha custa meus inimigos traidores.

     Que não pisquem os olhos aqueles que me odeiam sem motivo!

20   Pois eles nunca falam de paz: contra os pacíficos da terra eles planejam calúnias.

21   Escancaram contra mim a sua boca,

     dizendo com desprezo: Nós o vimos com nossos olhos!

22   Viste isso, Javé! Não te cales! Javé, não fiques longe de mim!

23   Desperta! Levanta-te pelo meu direito, por minha causa, meu Senhor e meu Deus!

24   Julga-me segundo a tua justiça, Javé meu Deus. Que eles não se alegrem à minha custa!

25   Que não pensem: Viva a nossa garganta! Que não digam: Nós o engolimos!

26   Fiquem envergonhados e frustrados os que se alegram com a minha desgraça!

     Fiquem cobertos de vergonha e confusão os que se engrandecem à minha custa.

27   Cantem e fiquem alegres os que desejam a minha justiça,

     e repitam sempre: Javé é grande! Ele deseja a paz para o seu servo!

28   E a minha língua proclamará a tua justiça, e o dia todo o teu louvor!