segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Salmo 40




SALMO 40 (39) 

Anunciar a justiça de Deus

1    Do mestre de canto. De Davi. Salmo.

2    Esperei ansiosamente por Javé. Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu grito.

3    Fez-me subir da cova fatal, do brejo lodoso;

     colocou meus pés sobre a rocha e firmou os meus passos;

4    pôs em minha boca um cântico novo, um louvor ao nosso Deus.

     Vendo isso, muitos irão temer, e confiarão em Javé.

5    Feliz é o homem que confia em Javé!

     Ele não se volta para os soberbos, nem para os seguidores da mentira.

6    Quantas maravilhas realizaste, Javé meu Deus!

     Quantos projetos em nosso favor! Ninguém se compara a ti!

     Quero anunciá-los, falar deles, mas ultrapassam qualquer conta.

7    Não queres sacrifício, nem oferta, mas abriste os meus ouvidos.

     Tu não pedes holocausto pelo pecado.

8    Então eu digo: Aqui estou

     como está escrito no livro 

9    para fazer a tua vontade. Meu Deus, eu quero ter a tua lei dentro de minhas entranhas.

10   Anunciei a tua justiça na grande assembléia,

     e não fechei os meus lábios: Javé, tu o sabes.

11   Não escondi tua justiça dentro do coração, falei da tua fidelidade e da tua salvação;

     não ocultei teu amor e tua verdade diante da grande assembléia.

12   Quanto a ti, Javé, não negues tua compaixão por mim;

     teu amor e tua verdade sempre irão me proteger.

13   Porque me rodeiam desgraças a não mais contar;

     minhas culpas me atingem, e não posso fugir;

     são mais que os cabelos da minha cabeça, e o meu coração me abandona.

14   Javé, vem libertar-me, por favor! Javé, vem depressa me socorrer!

15   Fiquem envergonhados e confundidos aqueles que buscam perder a minha vida!

     Recuem e fiquem envergonhados aqueles que tramam a minha desgraça!

16   Fiquem mudos de vergonha aqueles que se riem de mim!

17   Exultem e alegrem-se contigo, todos aqueles que te buscam!

     Os que amam a tua salvação repitam sempre: Javé é grande!

18   Quanto a mim, sou pobre e indigente, mas o Senhor cuida de mim.

     Tu és o meu auxílio e salvação. Meu Deus, não demores!