segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Salmo 25




SALMO 25 (24) 

Do pecado à conversão

De Davi.

1     A ti, Javé, elevo a minha alma.

2     Em ti confio, meu Deus. Que eu não fique envergonhado, e meus inimigos não triunfem sobre mim!

3     Os que em ti esperam não ficam envergonhados; ficam envergonhados todos os traidores.

4     Mostra-me os teus caminhos, Javé, ensina-me as tuas veredas.

5     Guia-me com tua verdade. Ensina-me, pois tu és o meu Deus salvador, e em ti espero o dia todo.

6     Javé, lembra-te da tua compaixão e do teu amor, que existem desde sempre.

7     Não te lembres de meus desvios, nem dos pecados da minha juventude.

      Lembra-te de mim, conforme o teu amor, por causa da tua bondade, Javé.

8     Javé é bondade e retidão, e aponta o caminho aos pecadores.

9     Ele encaminha os pobres conforme o direito, e ensina aos pobres o seu caminho.

10    As veredas de Javé são todas amor e verdade, para os que guardam sua aliança e seus preceitos.

11    Javé, por causa do teu nome, perdoa a minha falta, que é grande.

12    Existe alguém que teme a Javé? Javé o instrui sobre o caminho a seguir:

13    ele viverá feliz, e sua descendência possuirá a terra.

14    O segredo de Javé se revela para aqueles que o temem, e lhes dá a conhecer a sua aliança.

15    Meus olhos estão sempre voltados para Javé, pois ele tira da armadilha os meus pés.

16    Volta-te para mim, tem piedade de mim, pois estou solitário e infeliz.

17    Alivia as angústias do meu coração, tira-me das minhas aflições.

18    Olha a minha fadiga e miséria, e perdoa os meus pecados todos.

19    Vê meus inimigos que se multiplicam e me detestam com ódio mortal.

20    Guarda-me a vida! Liberta-me! Que eu não fique envergonhado por abrigar-me em ti!

21    Que a integridade e retidão me preservem, pois em ti espero, Javé!

22    Ó Deus, resgata Israel de todas as suas angústias!